Como usar xvolkolak

Muitos programas são protegidos por um packer  ("VMProtect ,UPX,Themida ...") para manter a integridade do seu código dificultando para quem tentar analisar seu código através de um debug como o famoso OllyDbg. Essa é uma técnica de anti-revese que alem de comprimir o artefato também deixa quase que impossível  alguém ver o código protegido pelo packer, se o analista não tiver um conhecimento avançado com técnicas anti-revese para fazer o Unpacker manualmente a analise dele acaba ali mesmo.

Existem programas que fazer todo o trabalho de unpacker facilitando nossa vida, como o xvolkolak que tem uma lista com vários packer famosos, utilizo bastante esse programa que livre e ate agora não teve nenhum packer que ele não quebrou.


Para iniciar o processo arraste o artefato ate a janela do xvolkolak  ou manualmente ... e navegue ate o arquivo.


Automaticamente ele escaneia para ver se esta com algum packer de sua lista, se nao estiver ele retorna na tela com generic packer, no nosso caso ta com proteção do packer UPX.


Agora que já sabemos qual o nome do packer, só é aperta o botão Unpacker abaixo do botão Scan e automaticamente ele iniciara todo o processo de Unapacker, ou seja, desempacotamento já que packer significa empacotar 


Podemos ver que quando pressionamos o botão Unpacker abriu outra janela, essa janela é exibido todo o processo de verificação a preocupa do Original entry point, quando todo processo terminar ela sumira.



Podemos ver na imagem abaixo que o packer comprimiu mesmo o artefato, quando o xvolkolak faz unpacker de um arquivo ele renomeia para um nome original mais .unp facilitando de encontrar.












tags:

como usar xvolkolak
como fazer unpacker com xvolkolak
como descompilar com xvolkolak



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ollydbg em Portugues

Ofuscando Código de Malware e software